Festa da China

Conheça as Melhores Festas da China

O país mais populoso do mundo é conhecido por ter festas espetaculares. Quem disse que chinês não sabe se divertir, se enganou. Todos os anos são diversas comemorações, algumas de caráter nacional, outras regionais. Venha conhecer as festas da China!

Vamos falar sobre as principais festas da China, quais são os costumes desse povo quando o assunto é celebrar e como funcionam as festas por lá. Separamos um total de três grandes festas: o ano novo Chinês, a festa das lanternas e a festa do barco-dragão.

Mas antes de falarmos dessas três gigantescas festas chinesas, vamos falar um pouco sobre como funcionam as festinhas – ou melhor, baladinhas. Conheça tudo sobre as festas na China. Confira o nosso guia completo.

Festas da China e vida noturna

Com mais de vinte milhões de habitantes, Xangai é uma das maiores cidades do planeta. É a mais populosa da China! E por lá acontecem as melhores festas noturnas do país.

Assim como em outras partes do território, as pessoas por lá gostam de sair para aproveitar a noite. As festas são muito bonitas visualmente, com cores e atrações especiais. Jovens, crianças e adultos participam, para tornar tudo ainda mais especial.

Grandes marcas, especialmente as de bebidas, escolhem a China para rodar seus comerciais. Sabe o motivo? Os chineses sabem como se divertir e fazer uma boa festinha. Descubra como funcionam as festas noturnas na China.

Pagar para entrar em uma balada? Não se você estiver na China. A entrada é gratuita, sempre, inclusive aos finais de semana. E não estamos falando de qualquer balada: a entrada em todas elas são na faixa. É quase uma tradição.

Geralmente as casas abrem mais cedo e fecham mais tarde. Lá pelas 2h as atividades encerram. Por outro lado, é possível aproveitar a noite todos os dias da semana. As casas abrem as portas mesmo que o movimento não esteja dos melhores.

E as festas tradicionais? Para quem não é fã de baladas e vida noturna, o país oferece festas gigantes todos os anos. Conheça as melhores festas da China!

A mais famosa: Ano Novo Chinês

Ano novo não é algo só do Brasil. Na China o ano novo é motivo para muita comemoração. Mas atenção, a virada do ano por lá acontece em um dia diferente do que no resto do mundo. O calendário chinês é outro.

Para você ter uma ideia, essa festa acontece no fim de janeiro e começo de fevereiro. Quando estamos já nos acostumando com o ano novo, eles estão se preparando para as celebrações.

O ano novo é uma das festas mais bonitas da China. E não é uma festinha de um ou dois dias. Tem duração total de 15 dias! Duas semanas aproveitando as alegrias do ano novo.

É uma época muito importante para o povo chinês. Momento para celebrar, agradecer pelas realizações e valorizar os costumes e tradições do país. Todo mundo participa.

Nessa que é considerada a maior festa da China, as pessoas são levadas pelas suas superstições. Uma delas é decorar tudo nas cores dourado e vermelho, cores da transformação, que representam o movimento e a vida.

O vermelho é para os chineses o que o branco é para os brasileiros. Mas em algo somos bem parecidos: eles tentam resolver tudo antes do ano acabar. Limpam a casa, pagam suas contas, resolvem os problemas da empresa. Deixam as coisas em ordem.

E para deixar essa festa chinesa ainda mais bonita, são realizadas atividades culturais, como a dança do dragão e dos leões. Eles também são adeptos da queima de fogos de artifício, que colorem os céus das cidades do país.

Para fechar o ano novo: Festa das Lanternas

Nada melhor do que terminar uma festa com outra festa. É o que acontece na China, que para marcar o encerramento dos 15 dias de ano novo, realiza a tradicional Festa das Lanternas.

Essa é vista como uma das festas mais bonitas da China. Um espetáculo de cores. E não é uma festa nova: ela é realizada há mais de 2 mil anos. A decoração conta com milhares de lanternas penduradas pelas ruas das cidades.

Quer saber um pouco mais sobre como essa tradição? A gente conta. De acordo com os relatos, o imperador chinês Ming, durante a dinastia Han, era um grande defensor do Budismo.

Ele percebeu que os monges sempre acendiam lanternas no décimo quinto dia do ano lunar (como o décimo quinto dia do ano), para homenagear a Buda. Então ordenou que lanternas fossem acesas em todos os templos. Logo as lanternas estavam também nas ruas e casas.

Essa não é, todavia, a origem exata dessa festa chinesa. Existem muitas teorias, cada uma envolvendo algum mito ou lenda. Seja como for, a Festa das Lanternas é um espetáculo que merece ser apreciado.

Bebidas, pamonha e barcos: Festa do Barco-Dragão

Essa festa chinesa acontece sempre no quinto dia do quinto mês do ano lunar chinês. É uma das mais divertidas de todas. Também é chamada de festa da pamonha. Um dos seus pontos fortes é justamente a gastronomia.

Mas onde entra a pamonha nisso tudo? Um dos alimentos mais consumidos é a pamonha de arroz, preparada de diversas formas. Mas, no geral, a pamonha é sempre enrolada em folha de bananeira.

Uma curiosidade sobre essa que é uma das maiores festas tradicionais chinesas: apesar de existir há mais de dois mil anos, sua data só foi considerada feriado no ano de 2008.

E quer mais uma curiosidade sobre a festa chinesa do Barco-Dragão? Ela foi eleita pela UNESCO como sendo Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Um grande reconhecimento.

Gostou das festas chinesas? Lembre-se de que o ano novo chinês acontece em data diferente do ano novo brasileiro. Quando alguém perguntar, você já vai poder falar com segurança sobre algumas das principais festas da China.

Esse é um povo que valoriza sua cultura e raízes. Todos os anos a população se reúne para comemorar e principalmente agradecer. Por isso a China é um país tão rico e com grande crescimento. Eles olham para o futuro, sem deixar de respeitar o passado.