Curiosidades da China

9 Curiosidades da China que você não sabia!

Você acha que conhece tudo sobre a China? Separamos uma lista de curiosidades sobre o país. Algumas podem parecer bem bizarras, mas é preciso levar em consideração que estamos falando de um país bem diferente do nosso. Descubra as maiores curiosidades da China e os chineses.

  1. País mais populoso do mundo

Se você acha que o Brasil está cheio de gente, vai se assustar quando saber quantas pessoas moram na China. Em 2005 o número oficial de habitantes era 1,3 bilhões. De acordo com levantamentos, atualmente são 1,7 bilhões de pessoas morando por lá.

Essa é uma das maiores curiosidades sobre a China. Muita gente imagina um país pequeno, isolado do resto do mundo.

  1. Cuspindo na rua

Ver uma pessoa cuspindo na rua causa estranhamento em muitos países do mundo. Na China, no entanto, a prática é aceitável e até bem comum. Não apenas cuspir, como também arrotar e até mesmo peidar.

Essa é sem dúvidas uma das curiosidades mais bizarras sobre a China. O código de higiene por lá é bem diferente do nosso, no Brasil. Se você estivar na China e der vontade de limpar a garganta, poderá fazer isso na rua mesmo.

Mas não se engane: os chineses não são pessoas porcas e sem educação. Existem diferenças no código de comportamento que devem ser respeitadas. Arrotar depois de comer, por exemplo, pode ser uma forma de mostrar que o prato estava saboroso.

  1. Um país cheio de superstições

Qual é o seu número da sorte? Na China o número mais temido é o 4. Isso porque a sua pronúncia lembra muito a palavra “morte” no dialeto chinês. Por outro lado, o número 8 é visto como um dos melhores. Sua pronúncia lembra a palavra “prosperidade”.

Mesmo turistas devem tomar cuidado ao usar o número 4 quando estiverem na China. Se a ideia é causar uma boa impressão, fuja desse número e opte pelo 8. Muito mais seguro.

  1. Sem gorjetas

Essa é uma das curiosidades sobre a China que todo mundo vai gostar: eles não são muito fãs de gorjeta. Na verdade, pega mal oferecer gorjeta pelos serviços prestados – eles provavelmente não vão receber.

Além disso, não é um hábito dos chineses reclamar dos serviços prestados, por pior que eles possam ser. Nós do ocidente estamos acostumados a reclamar muito quando algo não é feito da forma como deveria ser feita. Eles se seguram e aguentam calados.

  1. Bebês com a bunda de fora

Talvez você já tenha visto pela internet algumas fotos bem peculiares de crianças usando uma roupa que não cobre o bumbum. Trata-se do “Kaidangku”, uma peça bem tradicional na China. Ela foi pensada para dar mais conforto e comodidade para crianças em época de desfralde.

Trata-se daquele período de transição entre usar fralda e usar o vaso sanitário por conta própria. Essa peça de roupa facilita a vida dos pequenos. Mas é bem engraçado. Essa é uma das curiosidades da China que não poderiam ficar de fora da nossa lista.

  1. Controle de natalidade

Agora vamos falar de algumas das curiosidades da China ligadas ao cenário político, cultural e econômico. Afinal de contas, nem tudo na China é bizarro.

Esse é o país mais populoso do mundo. Visando controlar o crescimento da população, o governo impôs um controle de natalidade. Cada casal pode ter apenas um filho. Atualmente são mais de 90 milhões de crianças sem irmãos, filhos únicos.

De acordo com dados divulgados, para cada 100 meninas nascidas, nascem 119 meninos. Isso tende a criar uma população de maioria masculina na China.

  1. Perfil dos chineses

Com o alto número de homens na China, a situação amorosa não está bonita para alguns deles. Alguns estudos revelam que até 2020 serão mais de 30 milhões de homens sem uma companheira afetiva. Nada fácil para os chineses.

Ainda sobre as questões familiares, uma curiosidade sobre a China é que a vida profissional é quase tão valorizada quanto a família. Na verdade, 45% das chinesas afirmam que preferem seguir a carreira profissional do que formar uma família. Está explicado o motivo de tantos chineses sem mulher.

  1. Controle de natalidade para animais de estimação

Não são só os seres humanos que sofrem com o controle de natalidade na China. O número de animais de estimação por família também é controlado pelo governo. Cada família pode ter apenas um cachorro ou outro animalzinho.

E o tamanho dos bichinhos também é limitado: de acordo com o governo, os animais de estimação podem ter o máximo de 35 centímetros de altura.

  1. Religião em alta

A China é conhecida como sendo um dos países menos religiosos do mundo. Até a década passada, o número de pessoas com crenças era inferior a 10%. Um número verdadeiramente baixo quando comparado com a média de outros países.

Nos últimos anos, no entanto, o número de religiosos está crescendo no país. Levantamentos mais recentes mostram que aproximadamente 30% dos chineses com idade acima de 16 anos se dizem religiosos. Um crescimento significativo.

O que você achou de todas essas curiosidades da China? Esse é um país muito rico culturalmente. Os costumes, tradições e hábitos do Oriente são muito diferentes dos costumes ocidentais.

É preciso olhar para a China com olhos de chineses. Ou seja, procurar entender e respeitar as diferenças culturais e regionais. Afinal de contas, todos os países são diferentes e repletos de curiosidades.