Descubra Tudo Sobre Os Costumes Da China

Quer saber tudo sobre os costumes da China? Nesse artigo você ficará por dentro de como é o povo desse grande país, considerada a segunda maior potência do planeta, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Na verdade, de acordo com alguns dados recentes, a China em pouco tempo será a maior potência do planeta. Vale a pena conhecer os costumes chineses, suas principais características, hábitos e tradições.

Ao ficar por dentro de todos os costumes da China você terá informações valiosas. Fique fera na cultura chinesa e compartilhe o conteúdo com os seus amigos e conhecidos.

Conheça a China

Talvez você não sabia, mas a China é o país com o maior volume de habitantes do planeta. São mais de 1,7 bilhões de pessoas. E não estamos falando de um país tão grande assim, em termos geográficos.

Para que você tenha uma ideia, o território chinês é pouca coisa maior que o Brasil. E por aqui temos pouco mais de 200 milhões de habitantes. Ou seja, um número muito menor de habitantes do que na China.

O número de pessoas acaba influenciando muito nos costumes da China. São pessoas adaptadas ao convívio social, ao movimento das cidades grandes e a uma vida sempre agitada.

De acordo com dados de 2011, a China já possui um quinto da população mundial (20%). E como pode tanta gente em um só país? Por lá as pessoas compartilham espaços.

As casas e apartamentos não são tão grandes como estamos acostumados por aqui. Cada pedacinho de propriedade é aproveitado para comportar tanta gente.

Para evitar o crescimento descontrolado no número populacional, o governo criou regras sobre a natalidade. Por lá, os casais não podem ter a quantidade de filhos que quiserem. É tudo controlado para evitar uma população ainda maior.

Para conhecer os costumes da China é preciso levar em conta as características desse país. Não é apenas em número de pessoas que eles são diferentes de nós. Existem diversas diferenças e contrastes.

Assim como no Brasil, por lá existem pessoas de todos os tipos. Mas a maioria da população é da etnia han (94%). As outras pessoas estão divididas em 56 etnias. São elas:

Mongol, hui, tibetana, vigur, miao, yi, zhuang, buyi, coreana, manchu, dong, yao, bai, tujia, hani, kazako, dai, li, lisu, va, she, gaoshan, lahu, sui, dongxiang, naxi, jingpo, kirguiz, tu, daur, mulam, qiang, blang, salar, maonan, gelao, xibe, achang, primi, tajik, hu, uzbeka, russa, ewenki, deang, bonan, yugur, gin, tartara, derung, oroqen, hezhn, momba.

Diferenças entre Ocidente e Oriente

Para entender quais são os costumes da China é preciso levar em conta que estamos falando de um país oriental. O mundo é dividido em duas partes: Ocidente e Oriente.

Nós vivemos no Ocidente, juntamente com países como Estados Unidos, México e os países da Europa oriental. No Oriente estão países como China, Tailândia e Iraque.

Do outro lado do mundo os costumes são muito diferentes. E se você acha que estamos falando apenas sobre comer insetos, está enganado. Existem muitos outros costumes, crenças e tradições.

Vamos falar sobre os melhores costumes da China, sem deixar de lado os costumes inusitados, divertidos, curiosos e até mesmo bizarros. O Oriente é repleto de belezas culturais.

Costumes da China: superstições

Assim como nós, as pessoas na China possuem costumes muito antigos. São tradições e hábitos passados de geração para geração, de pai para filho. Algo que eles herdaram dos seus antepassados foi a superstição.

Enquanto nós passamos longe do número 13, que segundo a história é o número do azar – ninguém gosta da sexta-feira 13 – eles não gostam do número 4. E se você está se perguntando o motivo, a gente explica.

Na China, a pronúncia do número 4 é muito parecida com a pronúncia da palavra “morte”. Dá para entender porque eles não gostam desse número, não é mesmo?

Um dos costumes mais tradicionais da China é evitar ao máximo esse número, bem como todos os outros que terminam com ele. Já o número 8 tem a pronúncia muito parecida com a palavra “prosperidade”.

Curiosidade: os jogos Olímpicos de Pequim começaram no dia 8 de agosto de 2008, às 8:08. Viu como eles amam esse número?!

Costumes da China: culinária

Não poderíamos falar sobre os melhores costumes da China sem entrar no tópico alimentação.

Sabe todas aquelas conversas que você já ouviu sobre a comida na China? Provavelmente é tudo verdade. A culinária desse país é muito rica e muito diferenciada.

Eles gostam muito de molhos, arroz, peixe, broto de bambu e legumes. A comida é bem preparada, temperada e colorida.

E na hora de comer? Aí as coisas podem ficar um pouco complicadas. Entre os costumes da China está um rigoroso código de conduta na hora das refeições, principalmente em família ou reuniões de negócio.

É o mais velho da casa ou o chefe que indica o início da refeição. Pedaços de alimento podem ser jogados sobre a mesa ou até mesmo no chão. Nada de colocar no cantinho do prato!

Costumes da China: tomar água quente

Vai uma água? Se você não especificar, pode acabar se surpreendendo com a temperatura da água. No Brasil tomamos água em temperatura ambiente ou de preferência bem geladinha para refrescar.

Já os chineses tomam água quente. De acordo com eles, a explicação é simples. A água quente ajuda na digestão, melhora o organismo e proporciona outros benefícios para o ser humano. Um dos costumes mais loucos da China, sem dúvidas. Se estiver por lá, lembre-se de especificar que deseja água fria.

O que você achou de todos esses costumes do povo chinês? São apenas alguns exemplos. Esse é um dos países mais ricos culturalmente do mundo. Uma mistura de cores, sons e sabores.

Agora você sabe um pouquinho mais sobre a China. Poderá contar para os seus conhecidos e amigos. Mostre que você manja da cultura chinesa.